O indeciso

Postado em 12 de jun. de 2013 / Por Marcus Vinicius

Dizem que para ser um bom líder é preciso ouvir muito as pessoas, saber filtrar opiniões, delegar funções e escolher o que for melhor para o sucesso do trabalho a ser realizado.

Dizem também que não devemos confundir teimosia com perseverança, auto-confiança com pretensão, determinação com chatice. É tanta coisa para lembrar que fica difícil não se confundir e virar um desses tipos com personalidade bipolar, tipo o determinado-desanimado, o bem-humorado-injuriado, o corajoso-cagão.

Mas de todos um dos que podem ser mais irritantes (ou engraçados, se você não depender deles para nada) são os decididos-indecisos. Quem é danado para ser assim é governante que escuta muito o que o marqueteiro tem para dizer.

Grupos de foco e pesquisas de opinião são uma beleza, mas o cara precisa saber o que quer, antes que todo mundo comece a querer por ele. E assim é o líder indeciso.

Viciado em pesquisas de opinião, o indeciso desconfia até do próprio marqueteiro. Por isso tem dez deles. E não acredita piamente em nenhum dos 10. Assim faz o que todos eles sugerem ao pé da letra, só para garantir.

As suas ações são fáceis de identificar. Ele dirá na TV que vai construir uma ponte, mas talvez seja um túnel, ainda que não esteja descartada a idéia de substituir ambos por um aquário para shows com animais marinhos. O líder indeciso é aquele capaz de interromper todo mundo no meio de uma reunião e dizer:

- É isso!

E todos sorriem aliviados. Ele tomou uma decisão! Só que o líder indeciso continua:


- Mas talvez não, o que vocês acham? Ou será que é melhor sim? Sim, sim, quer dizer, não. Não quero nem saber, vamos fazer e pronto! Doa a quem doer. Custe o que custar! Mas não agora. Pensando bem, vamos resolver isso amanhã, porque amanhã tenho certeza que a resposta pode ser um peremptório não.

A cidade governada por um prefeito indeciso tem um quartel de bombeiros dentro da biblioteca, porque um grupo de foco disse que queria um, mas o outro grupo disse que preferia o outro. 

E até que a idéia foi legal, já que se os livros pegarem fogo, o socorro chega rápido. O único problema são as sirenes atrapalham um pouco a leitura.

Ele também vai construir ma praça em cima de um viaduto, o que até seria uma revolução arquitetônica, caso a praça se não estivesse no meio da pista, o que além de atrapalhar o trânsito, faz com quem ninguém consiga chegar nela, já que eles esqueceram de colocar as passarelas, que por sua vez foram esquecidas nos questionários das pesquisas de opinião.


Foi um diretor de cinema indeciso que criou algo como o filme "Sharknado", que mostra tornados que sugam tubarões do oceano e os fazem voar para os céus. Tudo isso porque eles não sabia que fazia um remake de Guerra nas Estrelas ou de Lassie.

Talvez seja daí que surjam coisas como a Torre de Pisa, que um chefe indeciso mandou demolir mas desistiu no dia seguinte, ou o metrô do Rio de Janeiro, que começou como um metrô mesmo, mas depois o chefe resolveu que seria melhor fazer um trem fantasma.

Quer ver um belo exemplo de projeto executado por um chefe indeciso? Um ornitorrinco, com bico de pato e jeito de panda.

Pensando bem, gente indecisa até que pode ser bem legal.

Ou não.

3 Comentários:

Ed Soares postou 9 de julho de 2013 às 21:31

Cara, ficou dez o teu texto de hoje. Ou não!

Quem sabe se a coisa pega de verdade. Não seria melhor consultar a opinião de tudo isso amanhã? Sim, porque, vai que o texto não seja bem um texto, ou coisa e tal...

rsrsr...

Brincadeirinha, campeão!

Show de bola!

Unknown postou 10 de julho de 2013 às 08:08

Não sei porque, mas o texto me lembrou claramente uma determinada presidANTA de um determinado país, num determinado continente.

Sei lá, entende?

mvsmotta postou 10 de julho de 2013 às 08:13

Ed,

Pois é, até agora tô na dúvida se deveria ter postado isso ou não, quer dizer, com certeza deveria. Não. Ou não.

Abração!

Luciana,

Adivinha qual gerentona de país foi minha inspiração para esse texto. :P

Beijos!

 
Template Contra a Correnteza ® - Design por Vitor Leite Camilo