Sobre o direito de qualquer um gostar de si como é e de falar sobre isso sem ser patrulhado

Postado em 17 de jul. de 2013 / Por Marcus Vinicius

O vídeo abaixo virou hit na internet. A (bela) menininha parece que foi convidada para ir ao programa da Fátima Bernardes e tudo.

Eu acho o maior barato, porque é mais prova que a internet pode ser o caminho de entrada para a difusão de idéias na mídia tradicional. Não é o primeiro caso e com certeza não será o último, e isso é muito bom.

O título é "Júlia ensinando a gostar dos seus cachos" e nele uma menina negra fala sobre o quanto gosta de ter cabelo "armado" e o quanto acha ridículo quem a manda alisar suas madeixas. Ainda aproveita e debocha de quem gosta de cabelos lisos, com gestos e expressões.

Foi uma forma de dizer que pouco liga para uma coleguinha que a chamou de "Creuza" por conta das mechas rebeldes, mas sim, ela deu uma debochadinha de quem tem cabelo liso.

É do jogo, vida que segue. Não seria eu, que detesto o politicamente correto, que iria dizer que a menina está errada ou advogar por quem eventualmente tenha se ofendido.

Por mim brancos e negros fariam piadas uns dos outros à vontade, essa atual sociedade dos hiper-sensíveis enche o saco. Adiante.

Na sua mensagem principal, o vídeo é sensacional. Devemos mesmo procurar nos sentir bem com o que a natureza nos deu. Padrões nos limitam e, principalmente, nos frustram, porque nem sempre podemos acompanhá-los.

Lendo os comentários no YouTube percebemos como todos saúdam sua precoce (e bonitinha) maturidade neste sentido, mas como sou do contra, preciso questionar:

Primeiro, se fosse uma menina loira, dizendo como gosta de ser loira, de ter cabelos lisos e, principalmente, debochando de quem tem ou diz preferir cabelos crespos, será que o vídeo seria um hit positivo, com comentaristas dizendo "isso mesmo, linda, fale o que pensa e se ame!" e que o caso iria parar na Fátima Bernardes para uma entrevista?

Ou o que aconteceria seria uma polêmica dessas pesadas, com os pais sendo acusados de racistas e a menininha sendo chamada de "nazista mirim", e terminando com uma aparição na TV, mas em algum telejornal no segmento policial, com a informação de que o Ministério Público já teria até aberto inquérito?

Sei que os politicamente corretos, racialistas e demais xaropes vão repetir seu argumento batido da "dívida histórica", da "reparação" e da "discriminação" que negros sempre sofreram, até e principalmente, por conta da sua aparência.

Mas aos seus argumentos batidos eu respondo com as mesmas questões batidas: e se fosse o contrário?

Sim, porque a discrepância continua, não os vejo admitir um avanço sequer (ao contrário, continuam vendo "racismo" em tudo e cada vez mais, procurando em cada canto e berrando sempre que podem), para eles, a despeito do vídeo da Júlia ter atraído mais de 170 mil acessos até este momento em que escrevo, e comentários positivos (a maioria, diga-se de passagem, de brancos), nossa sociedade ainda é racista, escravagista e precisa levar um "corretivo".

É a tal dívida histórica que é pior do que rotativo do cartão, por ser praticamente impagável e os juros correrem soltos.

No final das contas, sim, é uma ditadura do politicamente correto, porque não sei se um comentário do tipo "não gosto de cabelo crespo" seria bem recebido como mera questão de estética pessoal de quem o fizesse ou encarado como "racismo disfarçado".

Finalizo dizendo que a Júlia realmente é linda (e assim seria com cabelos alisados ou não), que pode e deve gostar de si, mas que a Ana, a Tatiana, a Isabel, a Mariana, a Laura, a Bruna, a Andreia, a Aline, a Marise, a Hilma, a Grethel, a Tainá, a Leandra, a Izadora, a Camila, enfim, todas, com a aparência (e isso inclui a cor) que tiverem também podem e devem gostar de si.

E principalmente, devem poder falar isso abertamente sem serem julgadas.



1 Comentário:

Estélio Júnior postou 9 de agosto de 2013 às 03:15

Muito bem colocado! Concordo que acho lindo uma criança valorizar uma característica sua que foge aos padrões atuais de beleza, mas concordo também que todos temos o direito de defender nossas opiniões ou exaltar nossas ideias sem sermos julgados racistas ou preconceituosos. Estamos cada vez mais escravizados pelo politicamente correto e vocês descreve isso em vários dos seus textos. Sou seu fã! Acompanho sempre seu blog e não lembro nem como cheguei aqui, pois não leio nenhum outro blog, mas está de parabéns. Continue defendendo seus pontos de vista que são bem parecidos com os meus. Parabéns!

 
Template Contra a Correnteza ® - Design por Vitor Leite Camilo