Eu vi um tsunami fake no You Tube!

Postado em 4 de mar. de 2010 / Por Marcus Vinicius

Estava de madrugada procurando notícias pela net afora, quando li uma bobagem típica de repórter sem pauta. Era algo como "brasileira relata que sua cama tremeu durante o terremoto no Chile". Óbvio que tremeu, o que ela queria? Que a cama levantasse e fosse pra cozinha fazer um Miojo?

Aí resolvi brincar com a notícia e tuitei que se fosse um tsunami, a repórter diria que a brasileira "acordou molhada".

Isso atiçou minha curiosidade mórbida por tsunamis e fui pro You Tube procurar vídeos que mostrassem os efeitos das ondas devastadoras.

Pois bem, o primeiro vídeo que encontrei foi, claro, de um brasileiro contando que aquele era um registro feito "algumas horas após sismo no Chile (2010) por turistas. Meu tio acabou de me enviar estas imagens de onde está hospedado em Hanauma Bay no litoral do Havaí".

O link do vídeo está disponível aqui. São imagens realmente impressionantes de uma grande onda que se aproxima rapidamente assustando as pessoas que estão na praia. Não chega a ser um tsunami devastador, mas se eu estivesse ali as pessoas me veriam cagar nas calças sem nenhum pudor.

E as esclamações de "holy crap" me deram razão e me fizeram pensar que o "tio" do sujeito, que aliás se auto-denomina muito apropriadamente de "Ascaris", fosse americano ou vivesse lá a bastante tempo. Mas isso não tem nada a ver, o que importava mesmo eram as imagens aterrorizantes do vídeo, postado em 27/02 (mesmo dia do terremoto), e que já tinha naquele momento 750.065 views e 64 comentários.

Bom, curioso que sou, continuei procurando vídeos mais antigos de tusunamis, até que cheguei nessa compilação, que trazia imagens do tsunami que em 2004 devastou a Ilha de Sumatra.

Estou lá inocentemente me abastecendo de imagens e informações na rápida teia da grande rede quando, opa! Pera aí! Eu acho que vi um gatinho, quer dizer, eu acho que já vi essa onda aí antes...

Deja vu de You Tube? Não.

Quando o vídeo de Sumatra estava em 3:39, percebi que o espertalhão que colocou o vídeo enviado pelo seu "tio" utilizou um outro vídeo do tsunami de 2004 para enganar 750.065 inocentes (não chamarei de idiotas porque fui um deles) que acessaram sua página do You Tube.

Aí embaixo estão destacados detalhes dos dois vídeos e a incrível semelhança entre eles (clique nas imagens para que aumentem):


Vídeo do Espertalhão

Vídeo de 2004

Pensei: ou este barco, aquela árvore e a rede de volei são turistas muito azarados mesmo, a ponto de estarem presentes em dois tsunamis ocorridos em locais diferentes, ou então o tal micróbio (Ascaris) honrou o seu nome e conseguiu a atenção tão desejada através do primeiro tsunami fake da história da internet.

Isso me leva a concluir que: continuar desconfiando mesmo quando vemos a imagem na nossa frente é saudável nestes tempos de digitalização total e que sempre tem um pentelho (nesse caso específico, o pentelho fui eu) que vai pegar sua mentirinha.

E finalmente, tinha que ser brasileiro, né?

5 Comentários:

Isabel postou 4 de março de 2010 às 04:37

Pois é, a gente tem que ter cuidado com o que lê e o que vê na internet, procurar fontes seguras e tentar averiguar se as informações são mesmo corretas. Afinal, temos o hábito de passar as informações pra frente, e acabamos espalhando grandes boatos (isso quando não fazemos papel de bobo).
Um abraço!

Tali postou 4 de março de 2010 às 08:59

Gosei muito desse seu post, pegou num ponto que vem ocorrendo muito na internet ultimamente. Ei sso me fez lembrar aqueles e-mails que recebemos, dizendo que uma criança (muito linda por sinal, na foto) está com uma doença muito grave e os pais não têm dinheiro para pagar o tratamento, aí eles pedem para que enviemos esse e-mail para o maior número de pessoas, pois cada endereço de e-mail enviado eh um tanto de R$ para a família. Convenhamos que por mais absurda q seja essa idéia sempre tem um Idiota que encaminha o e-mail, achando que vai ajudar alguém...
Acredito que tudo isso ocorre no Brasil pq o brasileiro dá "audiência" a isso tudo, nós quem permitimos que isso aconteça...e somos taxados por idiota sempre...rs (com razão)

Anônimo postou 4 de março de 2010 às 10:29

Serviço de utilidade pública! Excelente!

Danilo B. postou 4 de março de 2010 às 15:24

Eu já tinha acreditado que realmente se tratava de um mini tsunami no Havaí pq vi o vídeo antes de continuar lendo o post.

Até pq na minha memória o Tsunamy da Indonésia tinha sido muito mais devastador, e não aquela "ondinha" do primeiro vídeo.

Mas enfim, foi uma brincadeira besta, porém sadia. Ninguém se feriu durante as EDIÇÕES do vídeo.

SukaTsu postou 4 de março de 2010 às 16:52

Foi-se o tempo em que a máxima "Uma imagem vale mais que mil palavras" tinha valor real. Hoje em dia não podemos acreditar em mais nada mesmo: palavras, imagens estáticas ou em movimento, sem uma minuciosa investigação!!!
Ainda bem que tem uns pentelhos curiosos como o @mvsmotta prá desmascarar alguns engraçadinhos...

 
Template Contra a Correnteza ® - Design por Vitor Leite Camilo