Sorria! Sua foto é um clichê!

Postado em 16 de ago. de 2010 / Por Marcus Vinicius

Pelo menos uma vez na vida você pensou - ainda que por breve milésimo de segundo - em tirar uma fotografia segurando o garfo e fingindo morder algo que está comendo. Não sei se para mostrar que, diferente dos demais seres humanos, você se alimenta, ou para eternizar o momento, mas aí no seu íntimo você sabe que já pensou em fazer isso ou pelo menos conhece algum "amigo" que já fez.

Fotos clichês são um perigo que está sempre ali adiante, um vacilo e você cai na roubada. Sei que existem muitas, afinal as pessoas não são exatamente criativas, por isso selecionei algumas que mais chamam a minha atenção.

1) Abadá de micareta, segurando cerveja e mostrando o muque

Note que geralmente haverão outros homens em volta, mas o cara jura que pega todas ali. Coloca aquela camiseta ridícula, pega uma lata de cerveja quente, faz pose mostrando o muque (e a tatuagem mal-feita) e quando vai embora corre para colocar a foto no Yakult.

2) Estrelinhas com as mãos

A infância é linda, a criatividade mais ainda, mas a sua bisavó já juntou os dedos das mãos com os amigos e pediu pro lambe-lambe da pracinha tirar essa foto algumas décadas atrás.

3) Foto fazendo biquinho

Sua mãe vive te dizendo que você é linda, né? E seus amigos juram que você tem tudo pra entrar no elenco de Malhação, mas nada disso estará completo se você não for a 1.234.234.445.234ª garota a tirar uma foto fazendo biquinho e colocar no seu Fotológui, Orkurti, Emiéssiene e no Tuíti.

Se você for um menino e tirar foto fazendo biquinho, procure o SAC da Cegonha e reclame do pipi que veio no lugar onde deveria haver uma pipi.

4) O "sinal do chifre" Heavy Metal

Até o Jon Bon Jovi já cortou o cabelo, mas tudo bem, o Ozzy ainda é cabeludo e ninguém tem nada a ver com o seu visual perdido nos anos 80, mas tirar foto fazendo aquele sinal "du metal" e colocar por aí só vai fazer as pessoas sentirem medo de você jogar discos de vinil e piolhos em cima delas.
5) O turista espertinho

Como apaixonado por viagens, sei a conquista que significa estarmos naquele lugar no qual planejamos ir por algum tempo. Juntamos dinheiro, fazemos roteiros e finalmente estamos ali, diante daquele monumento, daquela praia, daquela montanha, daquele palácio. Mas tirar foto segurando a Torre de Pisa, abrindo os braços no Cristo Redentor ou imitando aviãozinho na frente das ruínas do World Trade Center é até válido, mas não ache que ninguém pensou nisso antes de você.

6) Amiga lambendo amiga

Olha que legal! Você bebeu umas, colocou uma musiquinha da Beyoncé, ficou animada e resolveu que vai fazer uma foto séquici pra "provocar a turma da net". Finge que está lambendo os peitos da amiga, que está dando beijo de língua o irmão ou fazendo menage com seu poodle e seu gato, mas o máximo que você consegue é fazer um papel ridículo perante qualquer pessoa que tenha mais bom gosto do que aquele cantor, o Latino.

7) A Bela Adormecida

Sei que nessa você nem tem culpa, afinal tiraram a foto enquanto você estava sonhando com a Larissa Riquelme, mas a partir do momento que você coloca a foto no seu álbum, você assina embaixo de um dos cliques mais batidos do mundo: a foto do amigo dormindo na casa de praia.

8) Foto na frente do espelho

Câmera das Casas Bahia, espelho do banheiro, álbum do Orkut. Preciso dizer mais alguma coisa? Só falta falar que tirou uma "fota".


9) O galã de óculos escuros

O lado ruim da auto-estima é esse, faz a pessoa acreditar que a mãe fala a verdade quando diz que ele é "o cara mais lindo do mundo". É isso que faz com que gordinhas saiam com a barriga de fora usando piercing no umbigo e que alguém realmente pense que uma foto fazendo pose de Antônio Fagundes fará com que os outros achem que ele é um "galã global".

10) O gótico vampiro

Bem antes do fenômeno Crepúsculo, as festas realizadas em locais quentes e cheirando a mofo já reuniam várias criaturas da noite: os "góticos", seres que fingem depressão, fingem erudição e também se fingem de vampiros. Em comum com os vampiros só o fato de que talvez sejam mesmo invisíveis em frente a espelhos, com a diferença de que os chupa-sangue da ficção não são vistos pelos outros, enquanto os vampiros-góticos parecem não se ver ao espelho, senão teriam noção do ridículo.

11) A tchurma animada

Boate lotada, pista bombando, 3 da manhã, todo mundo bêbado, alguns já caídos, outros dormindo pelos cantos, mas alguém trouxe uma câmera, por isso acordem quem desmaiou, busquem quem está vomitando no banheiro, empurrem as pessoas em volta e juntem a galera: é a hora da "foto feliz".

12) Sou bagaceira e daí?

Bebeu? Desmaiou? Ficou caído no banheiro? Em cima dos sacos de carvão e dos restos do churrasco? Pegou uma baranga? Ficou só de cueca no casamento da prima? OK, problema seu, mas precisa colocar a prova do crime na internet?

Ainda tem a foto do cara-fortinho-mostrando-o-peitoral e da gatinha-na-praia-caprichando-na-lordose-e-encolhendo-a-barriga, mas tenho certeza que enquanto você lia isso foi lembrando de mais um monte de fotos clichês.

Afinal, como eu disse no início, criatividade é artigo mais em falta do que papel higiênico em mercado cubano.

14 Comentários:

Deyna Cavalcante postou 16 de agosto de 2010 às 10:07

adorei! rs

Anônimo postou 16 de agosto de 2010 às 10:08

adorei!

Isabel postou 16 de agosto de 2010 às 10:08

Essa das estrelinhas com os dedos eu não conhecia. Acho que a mais manjada de todas é a foto de turista, empurrando a Torre de Pisa, segurando a torre Eifel, segurando os morros Dois Irmãos de Fernando de Noronha e por aí vai. As demais são simplesmente deprimentes, rsss.
Beijos

Tuka Siqueira postou 16 de agosto de 2010 às 10:14

A família do meu marido adora tirar fotos da mesa e minha sogra sai em todas agarrada num enorme osso de costela gorda e num copo de cerveja. No início eu achava divertido, agora me ofereço pra "bater a chapa" pra poder ficar fora do enquadramento. Minha filha adolescente já postou no yakult uma centena de fotos em frente do espelho fazendo biquinho e coração com as mãos (3 em 1) e por mais que eu diga que são todas iguais e iguais as das amigas ela ainda insiste. Fazer o quê né? Acho que vou mandar ela ler teu post. Abraços

Michel Almeida postou 16 de agosto de 2010 às 10:17

Ou seja não tire fotos e assim seja apenas o clichê do eunaotirofotos...

Lila postou 16 de agosto de 2010 às 14:01

Eu concordo com Michel Almeida, se não for assim não tiramos fotos.Ou então tiramos fotos da paisagem ou com cara de paisagem. Se puder prove o contrário.

Anna Clara postou 16 de agosto de 2010 às 17:58

Vc sempre muito criativo.Impossível não sorrir...
Vc sabe que sou fã de seus textos,então...passo deixo meu carinho,e...curti muito,viu?
Bjks!
Anna Clara

mvsmotta postou 16 de agosto de 2010 às 18:04

Michel e Lila,

Por sorte desde a década de 30 o mestre Henri Cartier-Bresson nos ensinou que o cotidiano, que o simples, também pode ser original, artístico e até mesmo dramático.

Um abraço,

Marcus

Juliana Grimaldi postou 16 de agosto de 2010 às 19:21

Só passando pra dizer que, como sempre, adorei a maneira como você escreve e os temas que escolhe, embora não concorde 100% com tudo. rs. Não sabia da sua existência até que começasse a me seguir no TT, daí então foi que minha irmã comentou que segue você no TT há tempos e que adora tudo que você escreve, enfim, uma mini-fã.rs. Prazer é meu também em seguí-lo e dar algumas risadas com suas twitadas.

Ju Whately postou 16 de agosto de 2010 às 21:00

Há uma grande diferença entre clichê e ridículo, né? Não é por ser clichê que é ruim, como dito, o simples, cotidiano, pode ser original.

O que eu acho importante é que faça sentido pra quem as tira, pra quem as tem, sendo original ou não. Claro que tenho muita vergonha alheia com fotos ridículas que postam por aí.

Mas essas clichês de viagens e amigos, simples, curtindo o momento, só importam e fazem sentido pra quem as tem. E são tão lindas quando genuínas!

Posso ver milhões de fotos de pessoas de braços abertos em frente ao Cristo, mas o que vc sentiu qdo chegou lá? É isso que está naquela foto pra sempre! O seu encontro com aquela paisagem que vc tanto quis...

maaas, desde que vc não ache que vc é O original, como vc colocou muito bem! parabéns pelo post!

Mariana Terra postou 16 de agosto de 2010 às 21:07

em cada tópico, lembrei de um 'amigo' em especial! e eu que achava que eu era a top-véia-chata deste mundo virtual, nada virtuoso, vi que o senhor me supera! parabéns! rs..

Carlinha postou 17 de agosto de 2010 às 03:56

muito bom o post.... hahaha

e quem é que nunca tirou uma foto assim né?

parabéns!!!

Solange Baumer dos Reis postou 21 de agosto de 2010 às 03:36

Ando enojada de foto de adolescente fazendo biquinho.Minha filha que ainda nem pré adolescente é começou com essa moda e mostrei pra ela como era ridículo.Tem garotas no orkut que de 100 fotos apenas 1 ou 2 não foi de bico.Dá vontade de...
Autenticidade tá meio fora de moda pelo jeito...

@amanda_maiaa postou 11 de janeiro de 2011 às 20:06

Ótimo texto.rs !

 
Template Contra a Correnteza ® - Design por Vitor Leite Camilo