Lembra dessa música? Eu lembro todo ano quando chega o mês de novembro e não é de uma forma boa.
Esqueçam a imagem de um misantropo reclamão que agora ainda por cima ainda vai falar mal da estação do sol, porque não é isso.
Eu por exemplo adoro curtir as praias do Nordeste quando posso ou as da Região dos Lagos, quando estou podendo um pouco menos.
Só que verão é bom assim: se você for rico e puder passá-lo inteiro na praia, abrigando-se no ar-condicionado nos intervalos ou então se você for vagabundo e passá-lo inteiro, literalmente, na praia (porque não vai ter dinheiro pra pagar a conta de luz do ar-condicionado em casa).
Tirando isso, o que é o caso de 99% dos mortais como eu e você, verão é na realidade um suplício.
Você toma banho de manhã e quando chega na portaria do seu prédio (ou portão da sua casa) já está melado de suor. Anda na rua e vê aquele monte de gente com a testa brilhando, aquele cheiro de azedo nos vagões do metrô ou nos ônibus no final de tarde e se cismar de ir de carro para não passar por isso, não esqueça: ele pode ferver no engarrafamento com sol escaldante.
Tirando vendedor de refrigerante, côco, empadinha e abacaxi cortado em rodelas, não conheço quem possa gostar de trabalhar sob esse sol escaldante. Na verdade, acho que nem eles gostam, mas é que alguém precisa ganhar algum dinheiro nesse imenso litoral do ócio que temos no Brasil, não é?
Sem contar a invasão de "personagens" que esta época traz.
Flanelinhas que já são muitos, se multiplicam, ratos de praia e as infames rodinhas de pagode e cerveja, que aparecem aos montes assim que surge a "Globeleza" na tela. Ensaios de "blocos" então são um verdadeiro pavor.
Não me entenda mal: eu adoro Noel, Paulinho da Viola, Adoniran Barbosa, Cartola, mas abomino essa batucada carnavalesca que traz caos, bêbados inconvenientes, gente expansiva demais e, claro, aquele cheiro de urina característico.
Mas o Carnaval é menos pior, porque logo depois dele o verão acaba, então esse alento devolve um pouco o meu humor.
É no "auge" dele que a coisa complica. Imaginem a cena do verão carioca: ônibus lotados,com gente saindo pelas portas e janelas,batucando na lataria e mexendo todos que passam na calçada.
Ou então a praia cheia de sujeitos de cabelo descolorido, cordões e pulseiras grossos, fazendo pagodinho na praia e chamando as mulheres de "filé. Ou ainda gente melecada, com "blondor" nos pêlos e enchendo a cara de cerveja ruim, fazendo gritaria e enchendo o saco de quem quer apenas curtir a praia, ler seu jornal em paz e dar um mergulho de vez em quando, de preferência sem ter que desviar de garrafas pet.
Chega a ser sintomático, quando ouço o primeiro "Anderson Creysson,tira a Suelen Jenifer da água", certeza que está na hora de voltar pra casa, dali em diante a coisa só piora.
O centro da cidade que já é inóspito (moro no Rio, o centro aqui é dormitório de mendigos e moleques de rua, que fazem suas necessidades fisiológicas e carnais no meio da rua, sem se importar com quem passa), fica ainda pior. Quente, caótico e some-se a isso as hordas que o invadem para as "comprinhas" de Natal.
Podem me xingar por dizer que prefiro o outono-inverno, mas pense comigo: tá frio? Basta se agasalhar. Calor não, calor consome nosso humor e nem banho de gelo ajuda.
Se não fossem os micro-biquinis na praia, os frozen yogurt que posso tomar gelados de doer os dentes e a possibilidade de ser levado pelas águas de março, o verão com certeza seria apenas um purgatóriozinho a prestação que a gente paga todo ano, de dezembro a março mais ou menos.
Por essas e outras é que vou passar a jogar na mega sena, vai que eu tire a "sorte grande" e possa começar a adorar verão com todas as minhas forças e sem nenhum " porém"...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 Comentários:
Em partes,muito do que vc falou sobre "ser rico para..." aplico aqui no sul,quando chega o inverno.Amo o verão,embora fuja do sol.Mas aqui ainda temos a grande sorte de optar por praias sem nada dessas loucuras que vc relacionou.Batuque,vendedor,passando com um carrinho cheio de "alvoroça lombriga" pras crianças,e nada disso.Apenas o sol,o mar,uma sombra boa e sossêgo.Quando vejo na tv praias lotadas,com gente em cima de gente,chego a duvidar que alguém consiga se divertir e relaxar ali.Sobram apenas algumas beldades,masculinas e femininas à serem observadas e só...afinal a água com tanta gente deve ser uma poluição só...
Mas o verão aqui no sul é um alívio...
Poxa.. to em Sao Paulo e por conta do calor jah fui ao hospital essa semana...
Saudade da minha temporada gelada em Londres...rsrs
Eu tb nao fico muito bem neste calor... e essa liberacao geral da populacao no verao nao me agrada.
@TigerGirlSP
GRAÇAS À DEUS alguem prensa igual a mim! Só eu axav q não gostav dessa merda chamada Verão!
e viva o Inferno! aki ond eu moro está chovendo acabei d tomar um banho d chuva molhada e estou pingando ainda.
Boa chuva à tds!
Odeio verão, odeio sol queimando minha pele, odeio suar, odeio andar na rua com um sol ferrado torrando o côco. Verão é bom pra curtir férias em algum lugar por aí. Mas pra vida cotidiana pra mim é pior que tortura. ARGH!
Também odeio essa ditadura da praia, em que é quase obrigação todo mundo ficar fritando no sol que nem um lagarto, e se eu falo que não curto isso, sou vista como um ET. De lascar!
eu odeio calor, isso que eu moro em Curitiba, imagina morar no Rio!
Concordei com cada palavra!
Calor, verão...odeio muito tudo isso!
E no Nordeste... Já imaginou como é que é? Tem esse solzão escaldante (quer chova quer faça sol) do sertão, que devora a vegetação nativa e enlouquece qualquer vivente. E tem outra opção aqui no litoral, com o mesmo solzão o ano inteiro, agravada pela pegajosa e salgada umidade do mar e todas as mazelas e suplicios descritos no seu texto. E não adianta espera a próxima estação. Ela não vem!.
Uma eterna amostra grátis do inferno.
Hoje eu acordei e tomei meu banho e pensei "eu podia ficar aqui o dia inteiro mas tenho que trabalhar." Entrei no meu quarto pra me arrumar e o ar condicionado estava ligado e eu pensei "eu podia ficar aqui o dia inteiro mas tenho que trabalhar." E o pior que chega de noite vc acha que vai vir aquela brisa gostosa e o calor vão estar suportável e NOT! Inferno do ca***** essa calor! Vc chega no trabalho com vontade de tomar banho. Fora q no trabalho o ar está mega congelado e vc coloca só a fucinha de fora e vem aquele bafão quente...
Gosto de calor só debaixo de sombra, dentro do chuveiro e no ar condicionado.
Eu gosto do verão. Toda estação tem seus prós e contras. Prefiro esse sol do que chuva, pés encharcados, guarda-chuvas esbarrando nas pessoas, ou aquele frio que dá preguiça de sair da cama. Frio só é bom pra dormir. Nós que moramos perto da praia ainda podemos curtir o sol e amenizar o calor no mar no fim de semana.
Post nota 1000!
ODEIO o verão! Só é possível gostar desta loucura, quando se mora num lugar com temperatura amena, que tenha um ventinho e as noites sejam menos intoleráveis,o que não é o caso da cidade do Rio de Janeiro..
Ar condicionado é bom , mas a clusura que ele impõe também me irrita. Ou seja! que venha abril, maio....
Postar um comentário