Convites pro Novo Orkut (ou Facebook cover)

Postado em 26 de nov. de 2009 / Por Marcus Vinicius

Demorei um pouquinho mais do que pretendia para falar aqui do Novo Orkut porque resolvi dar uma segunda, uma terceira e até uma quarta chance para ele me impressionar um pouco mais.

Não adiantou. Quando ia pra quinta tentativa resolvi clicar no botãozinho "versão antiga" e continuar por ali mesmo.

Não que eu seja contra mudanças e inovações, nada disso, mas pra alguém como eu que só entrou no Facebook para acompanhar o perfil da Sarah Palin porque considera aquele monte de penduricalhos do site um verdadeiro suplício funcional, o Novo Orkut soava como um Facebook sem a Sarah.

No ramo de automóveis alguns vendedores chamam de "vovô maquiado" aquele carro que ainda dá um lucro pra montadora mas está ultrapassado, aí então para não investir demais em mudanças estruturais dispendiosas, a fábrica coloca enfeites, aerofólios, spoilers, borrachões e apresenta sua velha novidade num lançamento pomposo.

O Novo Orkut tem um pouco disso na minha opinião. O visual é mais "facebookado", você escolhe a cor do seu plano de fundo, as atualizações dos seus contatos aparecem de uma forma meio ostensiva na sua página principal, suas comunidades e amigos passam a aparecer todas na mesma coluna, sem a necessidade do "view all", mas a verdade é que tudo ficou mais difícil de ser encontrado, o site ficou menos organizado e a informação relevante se perdeu no meio de tanta "maquiagem".

O Orkut com isso conseguiu perder o que ainda tinha de vantagem em relação à outras "redes sociais": a facilidade do uso.

Mas o buzz foi grande! O site novamente exigiu que se tivesse um convite para testar sua nova versão e as pessoas saíram desesperadas atrás de um. Uma outra "febre" orkutiana aconteceu, com pessoas vendendo convites no Mercado Livre e tudo.

Mas no final das contas, o tal Novo Orkut parece mais com a tentativa de uma casa de chá de concorrer com o Mc Donald´s. Ao invés de servir seus chocolates quentes, petit fours e torradas amanteigadas, passaria a vender hamburgers e batata frita.

O resultado seria uma lanchonete para sexagenários ou uma péssima casa de chá. É o caso dessa reformulação do Orkut. Os trolls estão todos ali, a favelização internética da rede social está igualzinha, a única coisa que mudou foi que pintaram o barraco.

Mas cheiro de tinta incomoda demais, por isso vou permanecer na tal versão antiga mesmo, já que o "velho" Orkut continua ali no mesmo lugar, com todos os problemas que o novo não conseguiu eliminar, mas pelo menos mais simples.

Duvida do que eu disse? Te dou um convite pra testar. Deixe seu comentário aí embaixo que os dois mais bem elaborados ganharão uma passagem para ver como não existe nada mais "velho" do que o Novo Orkut.

25 Comentários:

Kelly postou 27 de novembro de 2009 às 05:03

Concordo plenamente com tudo que escreveste e estou pensando seriamente em clicar no botãosinho versão antiga e deixar essa baita porcaria de lado.
Muito desorganizado e sem graça também. A única coisa mais ou menos foram as cores e ainda assim podiam ser mais personalizáveis.
Parabéns pelo post.

marcelo postou 27 de novembro de 2009 às 05:07

Na boa.. hehe.. acho legal o novo orkut.. é um incentivo a mais para eu voltar a ser um orkutista.. hehe. nunca gostei de ferramentas como facebook ou myspace, por nao entender e tb pq meus melhores amigos e as pessoas com que eu mais me relaciono nao estao la.. só por isso.
eu acho que todo site de vez enquando precisa de uma reestruturação se quer se manter atualizado e por dentro das tendencias.. e o negocio dos convites.. hehe. foi marketing lascado, mas em terra de gigantes anaozinho sai correndo.. hehe.. entao acho justo que eles apelem para o marketing da forma como eles sabem fazer bem... quem nao sabe que orkutista adora novidade e ficam estigados quando nao podem chegar a elas logo..
um abraço.. valeu o post e sua opiniao tb.. sei de pessoas que nao gostaram da nova interface pelo simples fato de ser mais complicado. pra mim simplesmente nao fugiu muito do que eu estava acostumado.. entao.. tah valendo.

BLOG do CAD postou 27 de novembro de 2009 às 05:11

É o novo que já nasce velho.

Anônimo postou 27 de novembro de 2009 às 05:11

Olá, boas! Não duvido de sua avaliação em nada, porém, esses sites são um ótimo meio de pesquisa de pessoas, empresas/produtos, então eu devo fazer como o fiz na versão anterior. Deixo vazio com apenas alguns links de comunidades para facilitar o acesso! Abraços!

Decio Martins / spdco0@gmail.com

alessandra postou 27 de novembro de 2009 às 05:24

eu gosto do novo orkut.. no começo nao gostei achei meio dificil mesmo mas agora já me acostumei e acho até melhor que o outro, que era muito feio!!!

Lana krisna postou 27 de novembro de 2009 às 05:53

Ufa, ainda bem que não sózinha nessa! Pq achei uma merda, poluição total, que ainda por cima me obrigou a baixar o novo explore que por conseguinte me obrigou a atualizar o msn.
Esse pessoal não entende que gosto das coisas velhas do armário??
Essa sociedade líquida que se forma nas inúmeras redes de relacionamento está cada vez mais sob efeito da indústria midiática.

Fique com os seus convites!

Será que vai chegar um momento em que só estará disponível a nova versão?

mvsmotta postou 27 de novembro de 2009 às 05:55

Lana,

Já me fiz essa mesma pergunta: será que um dia a nova versão será "obrigatória"?

Seria muito ruim...

(Mas esse Novo Orkut tb já virou "yesterday" pq até agora ng quis convite) Rsrsrs

Um abraço!

Fernanda Lizardo postou 27 de novembro de 2009 às 05:58

O layout do novo Orkut é uma penteadeira de puta.

Abraço!

Anônimo postou 27 de novembro de 2009 às 06:02

Gosto do Facebook...o orkut realmente parace q já é antiguidade...mas tenho um monte de amigos lá...Fiquei interessada para testar esse orkut novo...mas pelo q me parece deve ser mesmo tipo uma "cocotinha", como diz meu velho pai, uma velha passando por mocinha...uma tentativa de não ficar para tràs...Mas será q o orkut com o tempo será esquecido ou terá sempre o seu espaço o seu nicho?

carol-braga@uol.com.br

Jorge Leberg postou 27 de novembro de 2009 às 06:11

Pra mim, essa nova versão do Orkut é melhor que a original, mas realmente não traz muito de novo. É mais maquiagem, além de um pouco de maior praticidade (as buscas, o editor de textos para os recados, a edição de fotos). Essa mudança de cor do painel é ridícula, e fora o que citei quase nenhuma diferença. O Facebook tem mais aplicativos - embora não uso praticamente nenhum deles, só o fiz para ter mais um instrumento de comunicação/socialização e pensando que seria mais uma vantagem no currículo virtual, enganei-me, raramente entro lá - e com um visual mais clean. O MySpace ainda é melhor - mas também releguei-o ao semiolvido -, apesar de pouco prático, por motivos óbvios. Rede social é mesmo um saco, todas acabaram se igualando em quase tudo no final, sem nada realmente surpreendente, inovador; por isso prefiro as redes sociais especializadas em preferências e cultura, como o Skoob, o LJ (tanto rede de blogs quanto rede social), o Listal, etc. Atualmente, uso Orkut apenas para me comunicar com amigos através de recados, pela praticidade, e para participar de concursos culturais em comunidades.

GREGÓRIO postou 27 de novembro de 2009 às 06:18

Concordo em parte com vc, primeiro que ainda não conheço (quero convite)!), depois acho que mudanças são necessárias e uma rede social não é um produto definitivo, o antigo Orkut ficou um pouco desgastado, acho que em função de novidades de outras redes como Facebook e Twitter mas
infelizmente o dinamismo caracteristico destes serviços levam a essas mudanças e, aqui pra nós, muito usuário leigo prefere o "florido e perfumado" ao invés do prático e mais fácil de ser utilizado.
Um abraço.

Greg_reis

Debora Flor postou 27 de novembro de 2009 às 06:21

Bom na minha opinião o orkut só veio para complicar ainda mais as nossas vidas! Já não bastava a nossa própria complicação? O orkut é negro em alguns aspectos ele veio e causou situações desagradáveis. A única coisa boa nele foi ter a possibilidade de reencontrar amigos antigos de escola o qual se tinha perdido contato...mas isso só é legal até a página 3. Agora virou a casa da mãe Joana! =( by deboraluar

mvsmotta postou 27 de novembro de 2009 às 07:03

Amigos,

Quem quiser os convites, deixa o email aqui, ok?

Abraços!

Viviam postou 27 de novembro de 2009 às 07:49

Muito bom, meu caro! Concordo co mtudo o que você disse. O marketing e burocracia do convites só agitou pra nada. Como vc disse: "só pintaram o barraco".
Beijo!

Rodrigo Teixeira postou 27 de novembro de 2009 às 08:02

Sabe que o Orkut só serviu pra reencontrar parente, no meu caso. E pra eu perceber que eu devia ter pedido o sobrenome de várias pessoas.
Xeretei bastante a vida de pessoas do passado, que eu queria saber como estavam, mas não a ponto de adicionar como amigo. Talvez seja a verdade de que estou ficando velho, e quando leio "você tem 1000 amigos", me soa falso, aí eu me retraio.

O Orkut novo pra mim, é mais ou menos a mesma coisa. Tem sua utilidade, mas é pouca, e facilmente substituível.

Parabéns pelo blog...

Unknown postou 27 de novembro de 2009 às 08:46

Amo ler suas opiniões...
No meu caso,uso orkut novo desde dia 6 de novembro,e já distribui 20 convites.Acho engraçado o pessoal se descabelando por quase nada.Quase nada,porque as únicas vantagens que vi no novo,é ter todos amigos e comunidades na orineira página,e o fato de poder fazer perfil com vídeo,além de depoimento com vídeo.No resto tudo como dantes...
não morro de amores pelo novo nem pelo velho...
Beijos em ótimo fim de semana!

Danilo B. postou 27 de novembro de 2009 às 10:00

"...a favelização internética da rede social está igualzinha"

Hahahahahahahahahaha! Sacanagem!

E eu já recebi convite pro novo Orkut, porém, também voltei para a versão antiga.

SukaTsu postou 27 de novembro de 2009 às 10:47

Não tenho facebook, então não posso comparar, certo?
Mas achei muita maquiagem para pouco resultado. O visual ficou poluido, feio e nada prático. Mudança é muito bom quando acrescenta alguma coisa interessante, senão não tem razão de ser.
A única coisa que eu achei interessante foi poder personalizar a cor da página, de resto... decepção!!!

GREGÓRIO postou 27 de novembro de 2009 às 11:19

Já fiz o comentário anteriormente,quero sim o convite ok?

cggreis@gmail.com

@kntz postou 27 de novembro de 2009 às 11:19

Não uso Orkut há muito tempo. Já houve tempo em que me diverti muito participando das comunidades com discussões em tempo real, uma facilidade em comparação aos demais grupos de discussão dependentes de troca de mensagens por email. Para mim, o termo orkutização não se refere à invasão de salsas, mas de crianças e adolescentes, somado ao abandono do site pelos mais velhos. Mas esse abandono não ocorreu por causa da invasão, mas pelo surgimento de novas ferramentas e novas redes sociais. Até acho que o novo orkut é uma reação da Google para dar uma revitalizada geral. Quanto à exigência de convite, o Orkut original, em seu início funcionava assim. Sem convite, sem chance. Isso ajudava a manter um certo nível. E pra não perder a viagem e matar de vez a curiosidade, uso o Orkut com o email kntzen@gmail.com. Pode mandar o convite. Obrigado.

@AndrThibes postou 27 de novembro de 2009 às 11:31

Achei essa uma forma bastante criativa de se conseguir posts pro Blog

alemare postou 27 de novembro de 2009 às 11:46

não tenho o novo orkut e vi apenas o que a mídia destacou. tenho ouvido coisas boas e ruins. é fato que esse burburinho todo para o novo orkut é puro marketing(sou publicitária) e que deu certo, o orkut caiu na exaustão, as pessoas querem e gostam de novidades e inovações, o facebook por sua vez é mais velho que o orkut, mas por ser complexo demais(ainda) foi o orkut que se popularizou aqui, algumas pesquisas relatam que o orkut não é mais o site de relacionamentos preferidos,ele ficou popular demais! é comum as pessoas quererem o diferente, tanto é que de repente no brasil o facebook teve milhões de adesões, sou uma dessas pessoas que aderi, porque meus amigos estão migrando pra lá. o orkut por sua vez, ao invés de inovar, fez exatamente como li na mídia e agora no seu blog é tipo assim: fale mal ou bem mas falem de mim, e com isso o site está top of mind, graças a uma excelente estratégia que alcançou os resultados (aparentemente) porém o que pode ser um case, acho que vai virar um caos com as pessoas quase "se matando" pra conseguir um convite.
na boa, deu já!
abraços,
alessandra

Alexandre Lucas postou 29 de novembro de 2009 às 17:06

Não gostei do novo Orkut.
PRONTOFALEI!

Isabel postou 30 de novembro de 2009 às 05:03

Vender convite no Mercado Livre é dose! hehehehe
Bjs

Unknown postou 6 de dezembro de 2009 às 06:14

eu não gostei ....estou usando o antigo......

 
Template Contra a Correnteza ® - Design por Vitor Leite Camilo